CATÁLOGO DO ARQUIVO HISTÓRICO DA SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE ÉVORA

 

 

A documentação do Fundo da Misericórdia, à guarda do Arquivo Distrital de Évora, tem foi alvo de uma reorganização e identificação dando origem à criação de um Instrumento de Descrição Documental de acordo com as regras internacionais da arquivística contemporânea.

 

O objectivo é dar a conhecer ao público, facilitando o seu acesso, um espólio documental de valor inestimável que nos permite não só ter uma ideia de como era a sociedade eborense ao longo dos últimos 500 anos mas também traçar um mapa do trabalho assistencial da Instituição.

 

PRIMEIRO COMPROMISSO DA SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE ÉVORA

 

 

O compromisso da Santa Casa da Misericórdia de Évora, que é um decalque do Compromisso original da Misericórdia de Lisboa.

 

Não sabemos ao certo a data do manuscrito original, sabe-se apenas que já se encontrava muito degradado em meados do séc. XVI, e que foi ordenado que se fizesse uma cópia fiel do documento, cópia que chegou aos dias de hoje.

 

 

PRIMEIRO COMPROMISSO DA SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE LISBOA

 

 

O compromisso da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, serviu de base para o primeiro compromisso da Santa Casa da Misericórdia de Évora.

 

Copyright © 2015 Santa Casa da Misericórdia de Évora. Todos os direitos reservados.