CANTINA SOCIAL

 

Objectivos

A CANTINA SOCIAL da Santa Casa da Misericórdia de Évora insere-se no PROGRAMA de EMERGÊNCIA ALIMENTAR (PEA) e surgiu em 2013 de um convite do Centro Distrital da Segurança Social à SCME, motivado pela sobrelotação de outras cantinas sociais da cidade e pela necessidade de garantir refeições à totalidade da população carenciada.

O acordo foi celebrado em Novembro de 2013 com base na comparticipação de 65 refeições diárias, podendo a cantina servir no total de 100 refeições, pese embora a não comparticipação além das 65 refeições.

 

Caracterização do público-alvo

Os beneficiários da cantina têm diferentes origens: procura directa dos próprios ou encaminhamento pelo Centro Distrital de Segurança Social, e por outros parceiros sociais como a APPACDM, Cáritas, Câmara Municipal entre outros.

Na sua grande maioria os utentes são beneficiários do RSI em situação de desemprego de média a longa duração, sem perspectivas de emprego imediatas e em processo de forte exclusão-social.

A Cantina Social procura ser uma resposta temporária, sendo este facto transmitido aos vários utentes da resposta. De dois em dois meses é feita uma avaliação da situação dos utentes e sempre que necessária em articulação com os parceiros sociais que sinalizaram a situação.

 

Serviços

O ponto de recolha da Cantina Social funciona no Recolhimento Ramalho Barahona num acesso na cozinha, num sítio discreto de modo a assegurar toda a confidencialidade e descrição do processo de entrega das refeições, que são devidamente registadas numa folha de controlo e num cartão que está na posse do utente e que deve apresentar com o seu documento de identificação.

 

O acondicionamento das refeições, é realizado em caixas plásticas, garantindo todas as condições de higiene adequadas.

A refeição de cantina social é composta por pão; sopa; prato principal e fruta, sendo igual em todas as respostas sociais, devido ao recente processo de centralização da cozinha.

 

 

Recursos Humanos

A Cantina Social não tem quadro de pessoal próprio, uma vez, que funciona com o pessoal afecto à cozinha, estando a direcção técnica a cargo de um assistente social.

 

 

Os atendimentos e inscrições para Cantina Social, são efectuados no Gabinete de Apoio Social,

no edifício da administração na Rua Mendo Estevens nº 6.

 

 

LOCALIZAÇÃO

Copyright © 2015 Santa Casa da Misericórdia de Évora. Todos os direitos reservados.