RECOLHIMENTO RAMALHO BARAHONA | LAR

 

O Recolhimento Ramalho Barahona é um edifício ao estilo neogótico, que foi fundado em 1908, pela família Barahona, com o objetivo de acolher os reformados e os inválidos da sua casa agrícola. Em 1924, o edifício foi entregue às Irmãs Doroteias que instalaram um colégio no local e que se manteve em funcionamento até 1961, apesar de em 1955, o edifício ter sido integrado na Santa Casa da Misericórdia de Évora. Em 1974, passa então definitivamente a chamar-se oficialmente Recolhimento Ramalho Barahona. Em 1977 surge a ideia de restaurar e modernizar o recolhimento, tendo a inauguração acontecido em 1982;

 

O Recolhimento é um edifício de 3 pisos, que dispõe de quartos partilhados com casas de banho individuais, 6 quartos de casal, salas de convivo, refeitório, capela, enfermaria, bar, barbearia, gabinete médico, casa mortuária, jardins, horta Rodeada por um laranjal e por uma horta, que embelezam o espaço contribuindo ao mesmo tempo com bens alimentares, para a cozinha, que por sua vez fornece entre 900 a 1000 refeições diárias a todas as respostas sociais da SCMEvora.

 

A Direção-Interna do Recolhimento Ramalho Barahona cabe à Comunidade Religiosa-Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição, que lá vivem em permanência.

 

Atualmente o Recolhimento tem 140 utentes, e conta com a colaboração e dedicação de cerca de 80 funcionários.

 

Os objetivos da resposta são:

• Promover o bem estar dos nossos utentes nas suas diferentes vertentes – Apoio ao utente e á família, combate à solidão e supervisão permanente

 

O Recolhimento Ramalho Barahona é um lugar aprazível onde cada residente é tratado como um membro de uma grande família, a nossa.

Contacte-nos, marcaremos uma visita às nossas instalações e daremos a conhecer mais da nossa filosofia, que em tudo se identifica com a habitual filosofia da Misericórdia Portuguesa.

 

 

Para fazer a sua inscrição, dirija-se por favor à sede da Santa Casa, na rua Mendo Estevens n.6 7000-865 Évora

 

 

LOCALIZAÇÃO

Copyright © 2015 Santa Casa da Misericórdia de Évora. Todos os direitos reservados.