NOTÍCIAS

Santa Casa da Misericórdia de Évora Homenageia Provedores do Século XX

 

A Irmandade da Misericórdia homenageou, no passado dia 20 de Junho, os Provedores da Misericórdia de Évora que ao longo do século XX ofereceram o seu tempo, empenho e esforço à construção deste projecto de solidariedade e apoio aos mais carenciados do nosso concelho.

Ao homenagear os Provedores do século XX pretendeu, também, a Santa Casa, prestar um tributo a todos os mesários, irmãos, colaboradores e beneméritos que os acompanharam no seu percurso de construção da Misericórdia.

 

O Salão Nobre da Santa Casa acolheu este momento simbólico que contou com presença de várias gerações de descendentes dos antigos Provedores que tiveram oportunidade de proceder ao descerramento das fotografias destes homens que conduziram os destinos da Misericórdia e muito engrandeceram a sua Missão. Realçamos a presença do senhor Eng. José Jerónimo Monteiro M. Santos Mata, o último Provedor do século XX, que descerrou a sua própria fotografia.

 

A galeria do Salão Nobre da Santa Casa conta agora com mais 7 fotografias, evocativas da passagem destes homens por esta prestigiada instituição e à qual conferiram, cada um a seu modo, uma marca indelével.

 

Foram Provedores da Misericórdia de Évora no século XX, os senhores:

. Alberto Jordão Marques da Costa - de 1920 a 1923;

. Floriano Abílio Leal Pessoa - de 1936 a 1946;

. José Maria de Matos Fernandes - de 1946 a 1949;

. Sebastião José Perdigão - de 1949 a 1951;

. José Homem Vieira Lopes - de 1952 a 1953;

. Manuel Estanislau Vieira de Barahona - de 1954 a 1994;

. José Jerónimo Monteiro M. Santos Mata – de 1995 a 2012.

 

Depois da cerimónia de descerramento das fotografias, conduzida pelo atual Provedor Dr. Francisco Lopes Figueira e com a presença de outros mesários, seguiu-se um momento de convívio entre os atuais Corpos Sociais da Misericórdia e os familiares dos antigos Provedores.

I Encontro Ibérico de Coros

 

 A Igreja da Misericórdia de Évora acolhe no próximo sábado, dia 17 de Junho, às 18 horas, o I Encontro de Ibérico de Coros.

 A Santa Casa da Misericórdia de Évora associa-se ao Coral Évora na realização deste evento onde para além do Coral organizador participam também o Coral Nuestra Señora de la Esperanza, de Valencia del Ventoso – Espanha, e o Coro Misto da Delegação da Cruz Vermelha de Águeda.

 A entrada é livre, participe!

Santa Casa da Misericórdia de Évora apoia a Inclusão Social na Deficiência…

 

A Santa Casa da Misericórdia de Évora é uma das IPSS do Concelho que aderiu à rede de parceiros do Programa DuoDay implementado pela Marca - Associação de Desenvolvimento Local com o apoio da APPCDM – Associação de Pais de Pessoas com Deficiência Mental e que teve recentemente lugar em Évora.

 Neste sentido, foi com prazer e total receptividade que recebemos no Recolhimento Ramalho Barahona, Tânia Malarranha, portadora de deficiência. Com supervisão e coordenação de Madalena Oliveira, Coordenadora Técnica do serviço de Lavandaria, Tânia Malarranha levou a cabo as tarefas que lhe foram sendo atribuídas ao longo do dia, com todo o empenho, dedicação e alegria…

Mais sobre o Duo Day…Depois da Irlanda, Bélgica e França o DUODAY chega a Portugal, através de uma parceria entre a Marca ADL e a AVIQ - Agence pour la qualite de vie, um instituto público federal na Bélgica. Esta iniciativa tem contribuído para a inserção das pessoas com deficiência e/ou incapacidade no mercado de trabalho, envolvendo diversos agentes da comunidade, entidades empregadoras e a rede de profissionais da inserção social na resolução da problemática da inserção profissional destas pessoas, para além de permitir descobrir e valorizar as suas competências e capacidades em diversas áreas profissionais. O Duoday consiste na promoção do encontro entre pares de trabalhadores - pessoas com deficiência e/ou incapacidade, em contexto real de trabalho.

Ainda a propósito do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios que se comemorou esta semana e cujo tema deste ano foi o “Património Cultural e Turismo Sustentável”…

 

Vale sempre a pena visitar e revisitar a Igreja da Misericórdia situada em pleno centro histórico da cidade, mais concretamente no Largo da Misericórdia.

 Começada a construir em 20 de Outubro de 1554, a Igreja da Misericórdia é uma das últimas construções eborenses do Renascimento, com a marca da transição para o Maneirismo.

 Forrada de belos azulejos, datados de 1716 e de sumptuosas telas e talhas douradas também do século XVIII, as paredes da Igreja seja nas telas como nos painéis de azulejos cantam a epopeia das Obras da Misericórdia, quer as Corporais como as Espirituais.

 A Igreja tem entrada gratuita e está aberta todos os dias das 8h30m às 13h e das 14h às 17h30m, excepto à Segundas que, no período de manhã, abre às 9h e encerra às 12h30m. Aos Domingos e Feriados encontra-se encerrada.

 Esta data visa promover os monumentos e sítios históricos e valorizar o património português, ao mesmo tempo que tenta alertar para a necessidade da sua conservação e protecção.

Santa Casa da Misericórdia de Évora homenageia pela primeira vez Irmãos com 25 e 50 anos de Irmandade

 

 Foi numa cerimónia singela mas plena de sentimento e emoção que decorreu ontem à tarde na Igreja da Misericórdia, a primeira homenagem levada a cabo pela Santa Casa da Misericórdia de Évora, aos Irmãos e Irmãs com vinte e cinco ou mais anos de Irmandade e com cinquenta ou mais anos de Irmandade.

 A cerimónia que contou com a presença de cerca de cem Irmãos e que foi presidida pelo Provedor e pela Mesa Administrativa pretendeu reconhecer e agradecer publicamente o esforço e a dedicação com que estes Irmãos se devotaram à causa e às obras da Misericórdia durante tantos anos da sua vida.

 Foi por isso com enorme alegria e orgulho que a Santa Casa de Évora pretendeu distinguir estes Irmãos com a oferta de um diploma simbólico e do livro «Catorze Obras – O Rosto da Misericórdia» da autoria do Padre Manuel Maria Madureira da Silva. Os Irmãos com 50 ou mais anos de Irmandade receberam ainda como distinção uma medalha gravada com o brasão da Santa Casa e com a imagem de Nossa Senhora da Misericórdia.

A Santa Casa da Misericórdia de Évora vai levar a cabo uma profunda requalificação e revitalização da Igreja da Misericórdia, que incluirá trabalhos de recuperação e restauro na globalidade do interior e exterior deste edifício, datado do século XVI.

 

 O projecto que a Santa Casa da Misericórdia de Évora se propõe desenvolver, e que viu agora a sua aprovação, é uma operação enquadrada na Prioridade de Investimento 6.3 do eixo 8 do Programa Operacional da Região Alentejo, mais especificamente na tipologia do Património Cultural.

 Nesse sentido, foram ontem entregues e assinados ontem, os Termos de Aceitação de Projectos no âmbito do Património, numa sessão presidida pelo Ministro das Infraestruturas e Planeamento. A Santa Casa da Misericórdia de Évora fez-se representar pela Sra. D. Joaquina Tirapicos Nunes, Mesária da nossa instituição.

 A intervenção de que a Igreja da Misericórdia será alvo, contará com obras na cobertura e na envolvente exterior, trabalhos de conservação e restauro dos painéis azulejares, da talha dourada, das pinturas, esculturas e mobiliário bem como ainda, trabalhos de melhoria no sistema de iluminação e de som.

 Numa fase imediatamente a seguir, será implementado um novo sistema de visitas e toda uma área de informação ao turista, alavancados na mais moderna tecnologia audiovisual e multimédia e que contará entre outras, com suportes de comunicação tais como audioguias e plataformas web para visitas interactivas bem como novos suportes impressos com carácter informativo-ilustrativo.

No passado dia 21 de maio, decorreu no Santuário de Nossa Senhora da Conceição em Vila Viçosa a Peregrinação das Misericórdias da Arquidiocese de Évora à Porta Santa, que contou com a presença de 36 misericórdias da Diocese de Évora, numa cerimónia presidida pelo Sr. Arcebispo D. José Francisco Alves.

 

A Santa Casa da Misericórdia de Évora marcou presença, fazendo-se representar pelo seu Provedor, membros da Mesa Administrativa, Irmãos, Funcionários e Utentes das respostas sociais de Lar e Serviço de Apoio Domiciliário.

 

Depois da concentração que teve lugar na Igreja da Misericórdia de Vila Viçosa, as Misericórdias seguiram em cortejo para o Santuário de Nossa Senhora da Conceição com rito de entrada na Porta Santa.

 

Pelas 11h00 decorreu a Eucaristia, seguindo-se um almoço na Escola Secundária Públia Hortênsia de Castro.

 

Às 14h30 realizou-se a conferência “As Misericórdias e o Ano Santo”, com a presença de Manuel de Lemos, Presidente do Secretariado Nacional da União das Misericórdias Portuguesas.

 (Fonte: Rádio Campanário - Vila Viçosa).

No âmbito do segundo dia da iniciativa “Portugal Próximo”.

 

O Presidente da Republica visitou a cidade de Évora sendo recebido por uma comitiva de individualidades, onde o Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Évora também marcou presença, durante a visita à Universidade de Évora e Fundação Eugénio de Almeida.

Na passada sexta-feira, dia 18 de Março, a SCME teve a visita da equipa técnica do Centro Social São João de Deus de São Bartolomeu de Messines, que se deslocaram a Évora com o intuito de conhecer a Instituição e o seu funcionamento.

 

 A visita foi acompanhada pelo Sr. Vice Provedor e por técnicos da SCME, que mostraram e explicaram o funcionamento das diversas respostas sociais.

Requalificação do Recolhimento Ramalho Barahona

 

Foi ontem apresentado o Projecto de Requalificação do Recolhimento Ramalho Barahona que contou com a presença da Dra. Sónia Ramos, Directora do Centro Distrital da Segurança Social de Évora e do Dr. José Robalo, Presidente da Administração Regional de Saúde do Alentejo. O futuro complexo da Misericórdia de Évora irá comtemplar uma Unidade de Cuidados Continuados Intermédios e uma Unidade de Cuidados Continuados de Longa Duração, bem como uma nova ala residencial para novos utentes, moderna e na vanguarda dos equipamentos sociais. Nesta mesma tarde foi inaugurado o novo Gabinete Médico e o novo Gabinete de Psicomotridade, que em muito irão contribuir para a melhoria do bem estar geral dos utentes.

"O Lava-pés é um ritual religioso observado por diversas denominações cristãs e é baseado no relato de João 13:1-17, que menciona Jesus realizando-o durante a Última Ceia.

 

A cerimónia é realizada na Quinta-Feira da Semana Santa" e teve uma vez mais lugar na Igreja da Misericórdia, presidida pelo Capelão da Misericórdia, que lavou os pés a 12 utentes dos lares.

 

O Lar Recolhimento Ramalho Barahona, foi palco na sexta-feira da apresentação do "Diagnóstico das Misericórdias de Évora - Tendências e prespetivas estratégicas" elaborado pelos membros do Departamento de Sociologia da Universidade de Évora, Joaquim Fialho, José Saragoça e Carlos da Silva.

 

 Este diagnóstico permite-nos conhecer a realidade actual das Misericórdias do Distrito e as suas perspectivas de futuro

Conferência “Arquivos das Misericórdias do Distrito de Évora”, dia 18 de Fevereiro, às 15H00, no Arquivo Distrital de Évora, que contará com a presença de Bruno Coelho, arquivista da Santa Casa da Misericórdia de Évora.

Por ocasião do Ano Jubileu da Misericórdia, a SCME colocou nos vários edifícios das respostas sociais uma faixa evocativa da efeméride.

 

O Jubileu da Misericórdia, é um Jubileu extraordinário e o seu início foi assinalado oficialmente a 8 de Dezembro, dia da Imaculada Conceição, com a abertura da Porta Santa da Basílica de São Pedro. Neste dia celebrou-se também o 50º aniversário da conclusão do Concílio Vaticano II. O encerramento do Ano Santo será no dia 20 de Novembro de 2016.

Na sequência das comemorações do dia da Restauração da Independência tiveram lugar, no passado dia 1 de dezembro, diversas visitas guiadas e exibição de documentos alusivos ao tema, pertencentes às instituições que participaram na iniciativa da Rota dos Arquivos do Alentejo.

 

 As visitas guiadas passaram pela Misericórdia de Évora e tiveram o seu inicio no Arquivo Distrital de Évora.

 Participaram na iniciativa alunos da Escola Secundária Severim de Faria e da Escola Secundária Gabriel Pereira.

Na passada sexta-feira dia 23 de Novembro, teve lugar no Lar Recolhimento Ramalho Barahona da SCME a Reunião do Secretariado Distrital da UMP.

 

Os trabalhos tiveram inicio ás 18:30h e contaram com a presença de 17 Misericórdias do Distrito de Évora, onde se debateram os principais temas que marcam a actualidade.

 

Dia 16 de Outubro (sexta-feira), vai ter lugar no Arquivo Distrital de Évora uma Conferência subordinada ao tema "Contributos para a História da Assistência Social em Évora: Séculos XIX e XX".

 

A conferência tem inicio às 15H e entre vários participantes, destacamos a presença do Provedor da SCME - Dr. Francisco Lopes Figueira.

 

Farmácia da Misericórdia com nova Direcção-Técnica!

 

 A Farmácia da Misericórdia tem uma nova diretora técnica, pronta a auxiliar e a garantir que os medicamentos e demais produtos são fornecidos aos utentes e público em geral, em bom estado de conservação.

 Desejamos que consiga alcançar todos os objectivos a que se propõe e que a farmácia da Misericórdia esteja cada vez mais próxima da comunidade!

NO ARQUIVO HISTÓRICO COM MUITAS "ESTÓRIAS" PARA CONTAR...

 

 A documentação histórica da Santa Casa da Misericórdia de Évora, acondicionada no arquivo distrital de Évora (Torre do Tombo) é constituída sobretudo por documentos em suporte de papel, e também em pergaminho.

 Neste momento a SCME dispõe de um arquivista que se encontra a inventariar e catalogar os cerca de 3000 documentos existentes.

 Ao longo dos últimos meses, têm sido descobertos documentos interessantíssimos, que retratam acontecimentos tão importantes como a invasão francesa de 1808 na cidade, a cólera que avassalou Évora, penas e crimes cometidos em Évora nos séculos XVI-XVIII, orações e mezinhas para tratar maleitas, órfãs e dotes,...

 O entusiasmo predomina nesta análise, prevendo-se a divulgação de alguns destes documentos em breve.

CRECHES E PRÉ-ESCOLAR - SESSÃO DE TRABALHO PRODUTIVA!

 

 Decorreu no Recolhimento Ramalho Barahona, uma produtiva sessão de trabalho sobre creches e pré-escolar.

 Dinamizada pelo Conselho Distrital das Misericórdia, a sessão contou também com a participação da União das Misericórdia Portuguesas e com a presença de várias misericórdias do distrito.

 Neste encontro, analisaram-se os procedimentos nas respostas sociais de Creche e Pré-Escolar, bem como dos regulamentos internos. Debateram-se ainda das oportunidades, ameaças, fraquezas e forças destas respostas, sentidas no dia-a-dia pelas várias misericórdias.

 O objetivo foi envolver dirigentes e técnicos na gestão das respostas, bem como procurar uniformizar a forma de atuação das várias misericórdias.

Universidade de Évora

 16 de Junho de 2015

 

-Cerimónia de Homenagem aos Mecenas do Fundo de Apoio Social aos Estudantes da UE (FASE-UE

-Cerimónia de Entrega de Diplomas aos alunos relativos aos anos lectivos 2013/14 e 2014/15

- Assinatura de Protocolo com a Fundação Joana Vasconcelos (FJV)

Santa Casa da Misericórdia de Évora e de Paris numa troca de experiências frutífera

 

 Dia 13 de maio, reuniram, em Évora, o Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Évora (SCME), Dr. Francisco Lopes Figueira, e o Presidente do Conselho Fiscal da Santa Casa da Misericórdia de Paris (SCMP), Dr. Vítor Rosa, em representação do Provedor, Joaquim Silva Sousa.

 Este encontro permitiu apresentar as duas Santas Casas, os projetos em curso e outros a desenvolver futuramente. Fundada em 1499, a SCME conta com uma longa experiência na ajuda à comunidade, através das suas diversas valências (creche, lares, farmácia, hospital, etc.). A SCMP nasceu em 1994 e é, hoje, um exemplo no apoio à comunidade portuguesa residente em França. Os desafios são bastantes e estes encontros são frutíferos para o estabelecimento e fortalecimento de parcerias.

“Como se fosse um catecismo aberto para o povo de Deus, aprender por meios visuais e através da arte, as PAREDES da Igreja da Misericórdia cantam a epopeia das 14 Obras da Misericórdia"

 

 Sabia que: As paredes da igreja da Misericórdia têm 7 telas que retratam as 7 Obras Corporais e 7 paineis de Azulejos que retratam as 7 Obras Espirituais?

Vá até lá e veja por si!

A Cerimónia de lançamento do Alentejo2020 decorreu ontem, no Centro de Negócios Transfronteiriços em Elvas, com a participação de cerca de 1200 pessoas.

 

 A Santa Casa da Misericórdia de Évora associou-se a este evento e pode comprovar a enorme diversidade de financiamentos que estarão disponíveis neste novo quadro comunitário. Queremos e precisamos de fazer parte dele, garantindo assim que iremos melhorar as nossas condições e a sustentabilidade da Instituição

ARQUIVO HISTÓRICO DA SANTA CASA - O MAIS ANTIGO DA REGIÃO?

 

 O Arquivo histórico da SCME, integra um riquíssimo espólio de 2282 códices manuscritos. Está depositado na sede do Arquivo distrital de Évora (torre do tombo), desde aproximadamente 1956.

 Este arquivo tem documentos que vão desde o início do século XV até 1926. Poderá encontrar-se neste arquivo, para além de inúmeros pergaminhos dos hospitais e albergarias de Évora, um livro com a assinatura de D. Leonor aquando da constituição da Santa Casa, à 500 anos!

 Atualmente a SCME é parceira de um projeto intitulado Rota dos Arquivos de Évora, tendo dado os primeiros passos no sentido de uma maior abertura deste espólio à comunidade.

SER VOLUNTÁRIO NA SANTA CASA DE ÉVORA? PORQUE NÃO?

 

 A Santa Casa da Misericórdia de Évora tem uma larga tradição no que diz respeito ao Voluntariado, quer a nível informal, quer através de um grupo organizado de voluntários (Existe na SCME uma voluntária muito ativa há mais de 10 anos!)

 Anualmente, tem aumentado o número de pessoas disponíveis para o voluntariado, desenvolvendo um trabalho gratificante para todos. Mas precisamos de mais, em várias áreas, naquilo que puder e quiser ajudar.

 As candidaturas a Voluntário da Santa Casa, devem ser feitas no Gabinete Técnico, na Rua Mendo Estevens, 6.

Fórum Social sobre Inclusão Social - dia 19 Janeiro em Évora

 

 A Câmara Municipal de Évora, em parceria com a rede social local, organiza o Fórum Social – "Formas Inovadoras para a Inclusão Social", que irá decorrer no dia 19 de janeiro, a partir das 9 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

 Este fórum pretende apresentar projetos de apoio à coesão social e novas metodologias de intervenção social e é destinado a agentes envolvidos na economia social do território, redes sociais de outros concelhos, comunidade académica e cidadãos com interesse na temática.

 

3º ENCONTRO NACIONAL DE LEIGOS em ÉVORA

 

No dia 7 DE MAIO DE 2016  em ÉVORA, terá lugar o 3º ENCONTRO NACIONAL DE LEIGOS (ENL), subordinado ao tema  “Nada nos é indiferente entre a Terra e o Céu”.

 

A organização  é da CNAL (Conferência Nacional do Apostolado dos Leigos), mas todos os movimentos e entidades religiosas da Diocese estão fortemente empenhados  em participar nesta iniciativa que mobiliza, pela sua dimensão e qualidade, toda a Igreja diocesana em particular e a Igreja em Portugal em geral.

 

A iniciativa visa também sublinhar o ano Santo da Misericórdia e ainda a publicação e as preocupações partilhadas pelo Papa Francisco na encíclica Laudato Si . Trata-se pois de uma excelente oportunidade para estarmos em linha com as preocupações do Santo Padre em particular e da Igreja em geral.

 

As inscrições podem ser com ou sem almoço (é no restaurante Mar de Ar- Muralhas em Évora).

 

A informação mais detalhada consta dos  links abaixo indicados através dos quais é possível conhecer o programa, oradores, moderadores .(basta selecionar a clicar em “abrir hiperligação”) ou em alternativa ir diretamente ao site: http://www.cnal.pt/ .

 

 

Inscrições on line- http:​//www.​gestao-de-eventos.​com/pt_PT/event/view/cnal-2016

 

 

PROTOCOLO ENTRE MISERICÓRDIA DE ÉVORA E APPACDM PROPORCIONA EXPERIÊNCIAS LABORAIS

 

A Santa Casa da Misericórdia de Évora assinou, recentemente, um protocolo de colaboração com a APPACDM – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental que vai permitir, aos utentes da APPACDM, o desenvolvimento de experiências em contexto real de trabalho em organizações da comunidade.

 A Santa Casa acolhe os utentes daquela organização para o desenvolvimento de um percurso de formação na área de Operador de Jardinagem. Para além da formação em contexto real de trabalho, as organizações envolvidas pretendem ser facilitadoras da integração sócio laboral bem como da realização pessoal e social dos jovens envolvidos

 

Corra, caminhe mais ou menos devagar, faça exercício...o seu Coração agradece e assim ainda chega a tempo de participar no Rastreio Gratuito hoje até ao final da manhã!...

 

 Todos os anos, a Fundação Portuguesa de Cardiologia elege o mês de Maio, como o Mês do Coração, desenvolvendo de forma mais intensa a sua ação de prevenção das doenças cardiovasculares e de alerta para os fatores de risco a elas associados. Em 2017 “O Coração no Desporto” é o tema escolhido para a campanha que decorre entre 1 a 31 de Maio, à qual se junta um programa de atividades que terá lugar um pouco por todo o País

 Como tal, a Santa Casa da Misericórdia de Évora através do Hospital da Misericórdia e em parceria com o Grupo Luz Saúde, não poderia deixar de aderir a esta causa tão importante, principalmente num País como Portugal em que os acidentes cardiovasculares são, ainda, infelizmente, a principal causa de morte!

 Assim sendo, convidamos desde já toda a população a participar no nosso Rastreio Gratuito que irá ter lugar junto ao Mercado Municipal de Évora, perto da Igreja de S. Francisco, já no próximo Sábado, dia 20 de Maio e onde poderá medir a sua tensão arterial, a sua altura, o seu índice de glicémia e colesterol, pesar-se e proceder a uma análise do Índice de Massa Corporal (I.M.C.)

 Fazendo justiça ao tema que este ano a Fundação Portuguesa de Cardiologia promove, irá ainda decorrer no mesmo local, uma animada aula de ginástica com a colaboração do ginásio Be in Shape.

 Olhe pela sua saúde! Nâo falte!

A propósito de Misericórdia e da visita do Papa Francisco…

 

Segundo palavras do Papa Francisco, «(…)há momentos em que somos chamados, de maneira ainda mais intensa, a fixar o olhar na Misericórdia, para nos tornarmos nós mesmos sinal eficaz do agir do Pai (…)»

Este é pois mais um dos momentos em que faz todo o sentido relembrar a publicação do livro «Catorze Obras – O Rosto da Misericórdia» da autoria do Cónego Manuel Maria Madureira da Silva, promovido e patrocinado pela Santa Casa da Misericórdia de Évora.

 O livro que pode ser obtido através de um donativo simbólico de 4 Euros na Igreja da Misericórdia e nos outros Balcões da Misericórdia, está escrito de forma simples, clara e acessível e dá-nos uma visão actual mas igualmente plena de significado, de como pode e devem ser levadas a cabo as obras da Misericórdia à luz do séc. XXI.

Este ano a tradicional Procissão do Senhor Morto, organizada e promovida pela Santa Casa da Misericórdia de Évora, pôde também contar com uma bela novidade na constituição do seu cortejo.

 

 Assim sendo e contando apenas com a “prata da casa” mais concretamente com a preciosa ajuda e colaboração quer das oficinas de carpintaria como do serviço de costura da nossa instituição, em boa hora se decidiu restaurar duas figuras sacras, - uma da Virgem Maria e outra de S. João (Evangelista) - que estavam há muito, em avançado estado de degradação. Como tal, foram recuperadas as madeiras que constituem os corpos das figuras e tomadas todas as precauções também no que se refere ao seu assentamento e estabilidade, de forma a que pudessem posteriormente ser transportadas na Procissão.

 Apropriadamente vestidas com belos trajes concebidos para o efeito pelas nossas costureiras, as mesmas figuras foram ainda alvo de restauração no que se refere às suas cabeleiras, residindo aqui uma das grandes novidades e curiosidades desta restauração: as actuais cabeleiras foram manufacturadas com cabelo humano gentilmente cedido para o efeito, por elementos femininos eborenses de grande fé e devoção, que assim quiseram marcar de forma indelével este importante acontecimento…

Nos bastidores da Santa Casa da Misericórdia de Évora existem serviços fundamentais no apoio à população mais carenciada de Évora, de não menos importância, do que todos aqueles serviços aparentemente mais visíveis…

 

É o caso da Loja Social Ponto Dar+ e dos Serviços Gerais dos quais, por exemplo, dependem a recolha de móveis e electrodomésticos doados a esta instituição e provindos de todos os que possuam bens deste tipo, ainda em bom estado e dos quais já não necessitam…mais do que isso, dependem ainda destes dois serviços essenciais e que funcionam sempre em articulação, as entregas destes mesmos bens à população carenciada que acorre à nossa instituição, para que lhe seja dada alguma hipótese, de no seu lar, poder contar com o mínimo de funcionalidade e conforto, que de outra forma não poderia obter!...

 Por isso, continue a doar que a Loja Social Ponto Dar+ e os Serviços Gerais da Santa Casa de Évora recolhem e a população carenciada agradece!

 

Voluntariado na Igreja da Misericórdia

 

Atividades de promoção cultural e turística

 

 

Oportunidade de Voluntariado 368/16 - Santa Casa da Misericórdia de Évora, Voluntariado Cultural

 

A Santa Casa da Misericórdia de Évora é uma entidade privada, sem fins lucrativos, com estatuto de IPSS, com sede em Évora. Há 515 anos desenvolve um apoio social a um conjunto de parceiros sociais bastante alargado, incluindo o apoio a idosos, crianças e doentes. Conta atualmente com várias estruturas de apoio, nomeadamente um hospital, uma creche, dois lares de 3ª idade, uma cantina social, o serviço de apoio domiciliário, uma farmácia e uma Igreja, que servem um total de cerca de 425 utentes.

 

A SCME atua no setor social e canónico através das respostas sociais e serviços, como o Recolhimento Ramalho Barahona, Lar N.ª Sr.ª da Visitação, Creche Rainha D. Leonor, Serviço de Apoio Domiciliário, Cantina Social e culto, este ultimo desenvolvido na Igreja da Misericórdia, importante monumento, património de interesse público.

 

 

Durante alguns períodos do ano, o afluxo de visitantes à Igreja da Misericórdia aumenta, considerando a instituição ser oportuno procurar voluntários que possam participar neste acolhimento a visitantes, numa perspectiva religiosa-cultural.

 

Com o voluntariado na Igreja da Misericórdia, a SCME propõe-se alcançar os seguintes objetivos:

1.Divulgar a Igreja da Misericórdia, a sua história, a sua importância local

2.Permitir ao voluntário o aumento das suas competências e uma experiencia com repercussões que poderão chegar ao nível profissional

 

Perfil do/a Voluntário/a:

1.Idade mínima de 16 anos;

2.Capacidade de interação com o público visitante, valorizando-se o dominio de línguas inglesa, espanhola ou outras

3.Disponibilidade idealmente de 4 horas diárias

4.Disponibilidade durante alguns perídos do mês de agosto, da 1ª semana de setembro ou da 1ª semana de novembro de 2016

 

Procuramos voluntários que disponibilizem o seu tempo livre para:

1. Zelar pela vigilância e manutenção do espaço da Igreja;

2. Informar o visitante sobre o que significam os vários símbolos, telas, pinturas, etc.

 

A SCME oferece aos voluntários:

1.Acompanhamento técnico ao desempenho dos voluntários;

2.Seguro;

3.Certificação da prática de voluntariado.

 

Datas:

1.Limite para as inscrições: até 20-07-2015

2.Horário: 2ª a 6ª das 09h às 17h. Sábado:9.00-12.00H  (Com horários rotativos a combinar com o/a voluntário/a).

3.Data de entrevista: dia 25 de julho

 

Se tem interesse neste projeto e vontade de participar, inscreva-se no formulário disponível abaixo.

 

 

Para mais informações:

Telef: 266 748 300

E-mail: bancodevoluntariado@fea.pt

SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE ÉVORA LANÇA COLECÇÃO ORIGINAL DE POSTAIS DAS SETE OBRAS CORPORAIS

 

 A Santa Casa da Misericórdia de Évora acaba de lançar uma colecção de postais ilustrativos das Sete Obras Corporais da Misericórdia que reproduzem uma série de sete esculturas executadas em pasta de moldar, concebidas e levadas a cabo pelos utentes do Lar Nossa Senhora da Visitação.

 Esta original colecção de postais que reproduz de forma artesanal mas actual e igualmente plena de significado as Sete Obras Corporais da Misericórdia (Salvar os cativos e visitar os presos; Curar os enfermos; Vestir os nus; Dar de comer aos famintos; Dar de beber a quem tem sede; Dar pousada aos peregrinos e pobres; Enterrar os defuntos) está agora disponível em todos os balcões da Misericórdia de Évora, nomeadamente na Igreja da Misericórdia e no Recolhimento Ramalho Barahona.

 Mediante um donativo simbólico de quatro Euros qualquer pessoa pode agora levar consigo ou oferecer a quem pretender, uma colecção destes postais que também estão legendados em inglês e francês.

 Contribua e ajude o trabalho assistencial da Santa Casa da Misericórdia de Évora!

 

A Santa Casa da Misericórdia de Évora, vai marcar presença amanhã na Peregrinação á Porta Santa da diocese situada no Santuário de N.ª Senhora da Conceição em Vila Viçosa, contando com a presença de Mesários, Utentes e Funcionários.

 

 O Programa é o seguinte

 09:45h – Concentração – Igreja da Misericórdia

 10:15h – Cortejo para o Santuário com rito de entrada na porta santa

 11:00h – Eucaristia

 13:00h – Almoço

 14:30h – Conferência "As Misericórdias e o Ano Santo" - Dr. Manuel de Lemos - Presidente do Secretariado Nacional da UMP.

 15:30h - Encerramento

Encontros temáticos - Mais Saber

 

Os Encontros Temáticos Mais Saber promovidos pela Fundação Eugénio de Almeida são uma aposta no conhecimento participativo da realidade, que visa oferecer aos voluntários uma visão mais integrada das áreas de intervenção a que se dedicam, a partir do olhar das organizações e dos técnicos que trabalham essas realidades. Problemáticas da Pessoa Idosa - diferentes olhares foi o tema escolhido para o I Encontro Mais Saber . O evento foi bastante participado, cerca de 60 pessoas e o programa contou com a participação de várias organizações e técnicos, com intervenção na cidade de Évora: Santa Casa da Misericórdia de Évora -Dra. Madalena Oliveira Cáritas Diocesana de Évora - Dra.Sara Rodeia Universidade Sénior de Évora - Dra. Maria de Jesus Florindo Associação de Idosos e Reformados do Bacelo - Sra.Presidente Maria Isabel Limpinho Unidade de Cuidados na Comunidade de Évora - Enf.Maria do Céu Coelho;Enf. Liliana Bilou; Em breve apresentaremos as conclusões. O nosso muito obrigada a todos os que participaram neste evento.

"O Arquivo da Santa Casa da Misericórdia está diferente..." O trabalho notável do arquivista Bruno Coelho

 

 Nos passados 6 meses a documentação do Fundo da Misericórdia, à guarda do Arquivo Distrital de Évora, tem sido alvo de uma reorganização e identificação dando origem à criação de um Instrumento de Descrição Documental de acordo com as regras internacionais da arquivística contemporânea.

 O objetivo é dar a conhecer ao público, facilitando o seu acesso, um espólio documental de valor inestimável que nos permite não só ter uma ideia de como era a sociedade eborense ao longo dos últimos 500 anos mas também traçar um mapa do trabalho assistencial da Instituição.

O Provedor e toda a Mesa Administrativa saúdam o Senhor Cónego Joaquim Chorão Lavajo, no momento da sua designação como Capelão da Santa Casa da Misericórdia de Évora, por despacho de Sua Excelência Reverendíssimo D. José Francisco Alves.

Foi por ocasião da Visita da Imagem Peregrina ás Dioceses Portuguesas, que o Lar Recolhimento Ramalho Barahona contou com a presença de Nossa Senhora de Fátima para em conjunto, utentes e funcionários rezarem o terço.

 

O momento foi de grande emoção para os presentes, terminando com o cântico do Adeus de Fátima.

 

Realizou-se no dia 17 de Setembro na Sede da Administração da SCM Évora a 1.ª reunião do Conselho de Ética.

 

O Conselho surgiu pela necessidade de discutir os problemas éticos que se colocam na forma como são tratados os idosos e reflectir sobre as metodologias de acompanhamento psicológico, médico e assistêncial. Reunirá mensalmente.

 O Conselho é constituído pelos seguintes membros:

 Dr. João Vaz Rodrigues- Advogado e doutorado em consentimento e recusa em aspectos médicos essenciais.

 Padre Herminio Rico – Licenciado em Economia e Gestão, doutorado em Religião e Política e Doutrina Social da Igreja e é professor de Bioética.

 Dr. Manuel Guerra – Ortopedista com larga experiência em vários Hospitais.

 Prof. Manuel Lopes – Tem várias experiências em Comissão de Ética. Coordena o Observatório Português das políticas de saúde, tem larga experiência nesta área. É Diretor da Escola Superior de Enfermagem São João de Deus.

 Prof. Margarida Amoedo – Professora de Ética na Universidade de Évora e na Escola Superior de Enfermagem é Professora Doutorada em Axiologia.

 Em representação da Mesa Administrativa da SCME Dr. Lencastre Leitão e a presidir o Provedor Dr. Francisco Lopes Figueira.

HOSPITAL DA MISERICÓRDIA DE ÉVORA COM NOVO CONTRATO ASSINADO

 

 No passado dia 31 de Julho, a Santa Casa da Misericórdia de Évora assinou contrato com o Grupo Luz Saúde para a gestão em parceria, do Hospital da Misericórdia de Évora, reforçando assim o papel da Misericórdia no controle da sua gestão e consolidando o Hospital como valência da Santa Casa da Misericórdia de Évora.

 Assinado pela Eng.ª Isabel Vaz presidente da comissão executiva da Luz Saúde (ex Espírito Santo Saúde), o contrato prevê ainda a expansão do Hospital da Misericórdia de Évora.

 O Hospital da Misericórdia é já uma referência no Alentejo, liderando em inovação tecnológica, com um serviço de excelência aos utentes e nossos clientes e proporcionando condições de grande satisfação profissional aos médicos e restantes profissionais de saúde.

 Desejamos que assim continue a ser para melhor servir os Irmãos da Misericórdia e a população do Alentejo em geral.

ARQUIVO DA SANTA CASA EM ANÁLISE!

 

A Santa Casa da Misericórdia tem um espólio vastíssimo e muito interessante que está depositado no Arquivo Distrital de Évora (torre do tombo).

 No nosso arquivo é possível encontrar pergaminhos e documentos que datam do século XV.

 E porque há todo um mundo de trabalho para fazer com este arquivo, a partir desta semana e durante 6 meses vamos poder contar com o contributo de um técnico superior qualificado que se vai dedicar de alma e coração a este projeto.

 Seja bem-vindo!

SANTA CASA PRESENTE NA GILT-EnArt 2015.

 

A Santa Casa da Misericórdia de Évora congratula-se de ter estado presente, através do seu provedor, na abertura da conferencia internacional GILT-EnArt 2015 - uma conferencia, de grande qualidade, que promove a preservação e a divulgação do Património Cultural, sobretudo na área dos materiais e técnicas de douramento.

 Com cerca de 80 participantes de mais de 14 países, o programa conta com uma visita guiada à nossa Igreja da Misericórdia. Esta Igreja, que muito nos orgulha, representa um exemplo de excelência em douramento, visível nas suas maravilhosas talhas douradas.

 Venha Visitar-nos!

LOJA SOCIAL FINALMENTE IDENTIFICADA !

 

 A loja social .DAR+ passou de uma ideia a um projeto. Concretizou-se o projeto e com ele surgiram novas dinâmicas: pedidos de ajuda (tantos!), Dadores, Voluntários, apoio concretos, números que nos surpreenderam!

 Faltava um pormenor...identificar o espaço onde tudo acontece. Aqui está a placa do Espaço .DAR+.

O Recolhimento Ramalho Barahona foi fundado em 1908 por Dr. Francisco Eduardo de Barahona Fragoso Cordovil, que mandou gravar o nome de sua mulher D. Inácia Fernandes Ramalho de Barahona, na frontaria do edifício.

 

 Inicialmente destinado a acolher os reformados e inválidos da sua casa agrícola, foi após a morte dos seus proprietários entregue às irmãs de S. Doroteia, tendo em 1955 sido entregue à Santa Casa da Misericórdia de Évora.

 Desde então um lar, conta atualmente com 140 utentes.

 

7 RESPOSTAS SOCIAIS - 425 UTENTES E 500 ANOS AO SERVIÇO DE QUEM MAIS PRECISA...

 

 Para além do Recolhimento Ramalho Barahona que funciona na Horta das Figueiras, a Santa Casa da Misericórdia de Évora abrange 6 valências que incluem Creche (Rainha D. Leonor), Serviço de Apoio Domiciliário, Lar Nossa Senhora da Visitação, Unidade de Cuidados Continuados, Farmácia e Cantina Social.

 Com cerca de 150 colaboradores e aproximadamente 425 utentes, a Misericórdia de Évora orgulha-se de ser uma referência na região no que diz respeito a sua longevidade e qualidade/humanidade de serviços prestados, embora sempre com a consciência que mais e melhor pode ser feito. É para isso que trabalhamos.

FARMÁCIA DA MISERICÓRDIA - A FUNCIONAR DESDE 1684!

 

A farmácia da Misericórdia da Santa Casa da Misericórdia de Évora existe desde 1684, mas foi inicialmente instalada junto da Igreja da Misericórdia (antiga sede da Santa Casa), tendo sido transferida para o espaço atual, em plena Praça do Giraldo em 1935.

 

Há 32 Misericórdias em Portugal, que são detentoras de farmácias de oficina. Estas farmácias caracterizam-se pela sua antiguidade, tendo esta Santa Casa um espólio de objetos farmaceuticos únicos e historicamente muito interessantes.

 Ir à farmácia da Santa Casa é ser atendido por uma equipa de profissionais qualificados, ter acesso a produtos e serviços de qualidade e ainda ajudar a Santa Casa a poder fazer mais trabalho social.

Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) desde 1983, todos os dias em 100 casas, que são como nossas casas!

 

 A equipa do SAD presta cuidados individualizados e personalizados no domicílio a cerca de 100 pessoas, que por motivo de doença, deficiência ou outro impedimento, não podem assegurar a satisfação das suas necessidades básicas e actividades de vida diária.

 Através do SAD, os nossos utentes mantêm-se enraizados no meio que conhecem e em que sentem maior conforto - a sua casa.

Copyright © 2015 -2017 Santa Casa da Misericórdia de Évora. Todos os direitos reservados.